O que monitorar com Nagios na área da saúde?

Diferentes soluções para diversas áreas de atuação surgem todos os dias através do desenvolvimento tecnológico, e a área da saúde não fica nem um pouco de fora disso! Já faz algum tempo que é possível realizar o armazenamento de exames de forma digital, dispensando totalmente a necessidade de uso das impressoras, e este é apenas um exemplo já mais conhecido de como a internet das coisas (IoT) pode apresentar uma série de soluções e melhorias também para essa área.


Desde leitos inteligentes até o monitoramento remoto de pacientes (temperatura, batimentos cardíacos, pressão sanguínea, glicose e etc) novas soluções estão sendo aplicadas aos poucos em ambientes hospitalares ou no dia a dia dos pacientes, além daquelas que ainda estão em fase de testes.


É bastante comum que inovações tragam outros problemas para serem resolvidos, e quando o assunto é internet das coisas existem alguns aspectos que merecem atenção para que as soluções relacionadas a ela possam ser aplicadas de forma segura e efetiva. Continue lendo para saber como o software Nagios pode ser útil na área da saúde e o que pode ser monitorado através dele:


Desempenho de dispositivos

O monitoramento completo que o software Nagios realiza possibilita ter acesso às informações de desempenho de servidores e todos os equipamentos que tenham conexão à rede e que permitam a obtenção de dados. Desta forma, é possível garantir, por exemplo, o funcionamento 24 horas de todos esses equipamentos relacionados com as soluções que a internet das coisas (IoT) pode oferecer para a área da saúde.


Vulnerabilidade de rede


Além disso, é possível garantir o monitoramento em tempo integral das redes, que estão sempre vulneráveis a ataques cibernéticos, protegendo não apenas a integridade do hospital ou profissional da saúde, como também os dados e até mesmo a vida de cada um dos pacientes. Para entender melhor, basta imaginar o quanto pode ser negativo (e até mesmo perigoso) prescrever um tratamento para um determinado paciente com base em dados alterados e irreais do mesmo.


Nagios na área da saúde


Para saber mais informações sobre o software Nagios e sua aplicação na área da saúde, entre em contato conosco!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hoje em dia é difícil encontrar uma empresa de médio a grande porte que não faça uso de recursos tecnológicos e cibernéticos interna e externamente, desde os sistemas operacionais até o site para divu