Como proteger seus dados dos Hackers

O Brasil está nos top 5 de países mais atacados por hackers. Contas de redes sociais e aplicativos de mensagens são alvos para criminosos que tem como objetivo aplicar golpes e conseguir algum retorno financeiro. Para evitar ter suas contas invadidas, existe uma série de medidas que podem ser tomadas por todos. Servem para todas as redes sociais, diversos sites e contas em serviços online que podem, muitas vezes, ser acessadas nas configurações de segurança das próprias plataformas.

Formas para se proteger: - Usar a verificação de duas etapas. - Checar o histórico de segurança da sua conta nos aplicativos em seu computador e/ou celular (principalmente em redes sociais). - Tenha senhas fortes (no mínimo oito caracteres e números símbolos especiais, como "#", "$" e "&"). - Cuidado com e-mails e mensagens suspeitas, principalmente os que contém links em anexo. - Altere a configuração de acesso do roteador em sua residência, a que já vem preestabelecida de fábrica, e habilite a codificação WPA2. Para maior segurança, segmente a sua rede com senhas independentes e conecte diferentes aparelhos a essas redes. Ao navegar pela internet: - Clique apenas em links com origem e destino confiáveis. - Esteja atento aos remetentes de e-mails e mensagens em geral. - Desconfie quando alguma mensagem indicar urgência de alguma ação ou medida de sua parte. - Desconfie também de links encurtados (como goo.gl/——-, bit.ly/——- ou ow.ly/——-).... - Cadastre-se apenas em sites e serviços confiáveis. - Fique atento às informações pessoais que são pedidas e considere se vale a pena. Os dados fornecidos ficarão armazenados no banco de dados destes sites. - Não use e-mail corporativo ou profissional em redes sociais ou sites de uso pessoal.


Ao usar seu celular: - Instale apenas aplicativos confiáveis e das lojas oficiais (App Store para iOS ou Play Store para Android). - Fique atento às permissões dadas aos apps já instalados ou novos, desconfie de aplicativos que peçam acesso a seus contatos, câmera ou arquivos sem que haja necessidade para isso. - Mantenha os aplicativos e sistema operacional atualizados. As atualizações costumam incluir correções para brechas de segurança. - Não use redes Wi-Fi públicas ou abertas. Só as acesse em último caso, se houver urgência e você não tiver nenhuma outra forma de se comunicar. E não se esqueça: sempre procure um profissional da área para te auxiliar da melhor forma possível!

5 views0 comments

Recent Posts

See All