Ataque Hacker à Secretaria do Tesouro Nacional


O Ministério de Economia identificou um ataque de rasonware à rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Esses ataques são caracterizados pelo sequestro de dados e arquivos armazenados no computador ou outro dispositivo da vítima. Causando prejuízos em todas as regiões do mundo em diferentes setores caracterizados para infectar um computar ou uma rede, bloqueando o acesso ao sistema e critpografando os dados.

Nesse tipo de ataque cibernético, geralmente tentam forçar a vítima a pagar para resgatar o acesso ao sistema. A prática se concentrava somente em usuários individuais, mas passou a exigir quantias expressivas de empresas e órgãos governamentais.


Nesse caso, nenhum dano foi gerado no sistema e a Polícia Federal logo foi acionada. Mais investigações devem ser promovidas acerca desse assunto.

"Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionados à Dívida Pública." - Ministério da Economia


Segundo a nota do Ministério da Economia, "novas informações sobre o assunto serão divulgadas tempestivamente e com a devida transparência".


Confira a nota completa:


"Foi identificado na noite de sexta-feira (13/8) um ataque de ransomware à rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional.
As medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal, acionada.
Os efeitos da ação criminosa estão sendo avaliados, neste primeiro momento, pelos especialistas em segurança da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital.
Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionados à Dívida Pública. As medidas saneadoras estão sendo tomadas.
Novas informações sobre o assunto serão divulgadas tempestivamente e com a devida transparência."

As soluções do Fortinet podem ajudar a não sofrerem esse e outros tipos de ataques cibernéticos. Para mais informações, entre em contato!

4 views0 comments

Recent Posts

See All