5 passos para projetar o sistema de monitoramento Nagios XI

5 passos para projetar o sistema de monitoramento Nagios XI

Este artigo destina-se à apresentar como são realizados os projetos gerenciados pela equipe da NE Brasil.

FASE 1

A primeira fase do processo é a definição da arquitetura do servidor Nagios XI. Sendo eles: número de hosts, serviços, sites remotos, vpn, versão de SO entre outras informações.

FASE 2

Na segunda fase, iniciamos a instalação do servidor Nagios XI, executando as configurações inicias, tunning e com as devidas permissões de rede aplicadas nos firewalls e roteadores.

FASE 3

Na Fase três, é executado o processo de inclusão dos hosts e serviços, após concluir esta etapa, podemos iniciar o processo de customizações de plugins.

FASE 4

Esta é a etapa que mais agrega valor para o cliente, é o momento que a equipe DevOps da NE Brasil desenvolve ou customiza os plugins sobre medida, para atender demandas específicas, como por exemplo: mapear OIDs via snmp, query em banco de dados, checagem de url, automatização, checagem de aplicação, etc. Podendo ser codificado em qualquer linguagem, como exemplo: power shell, shell script, python, php, perl entre outras.

FASE 5

Nesta fase, é iniciado o desenvolvimento dos Dashboards, um recurso que traz visibilidade do ambiente de forma simplificada. Este componente ajuda na detecção do problema apresentando a causa raiz de forma simplificada, ou até mesmo para a prevenção dos sistemas. Temos então alguns exmplos de mapas que podemos desenvolver para os nossos clientes.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.