O que é o Bitcoin?

O que é o Bitcoin?

Gostaria de compartilhar um pouco o que tenho estudado recentemente, as cryptocurrency (moedas virtuais), sendo a mais popular, o Bitcoin.

Neste caso vou tentar explicar da forma mais intuitiva possível sem entrar em muitos detalhes técnicos.

O que é uma moeda virtual? Neste caso o Bitcoin?

Imagina uma mina de ouro onde existe uma limitação para extração, o seu princípio básico é ser limitado.

Agora imagina uma mina de ouro replicada, existente em qualquer computador no planeta sendo que cada indivíduo possui seu pedaço de ouro dentro da mina.

Complexo para entender? Vou tentar detalhar um pouco mais.

O sistema é descentralizado, usando uma analogia podemos dizer que mina de ouro foi copiada para todos os computadores, você armazena o ouro de outras pessoas no seu computador também, mas só enxerga e só pode pegar o seu. Se um computador queimar, você tem aquela cópia em outros milhares de computadores, diferente de um sistema bancário que é centralizado.

Porque o sistema tem valor e é tão inteligente? Porque ele consegue manter a identidade de quem possui o ouro sem ser identificado através de um CPF ou ID, apenas através de um código.

Com este código você pode pegar o seu ouro e enviar para outra pessoa e ou receber sem ser rastreado para qualquer lugar no mundo, é como se a mina de ouro tivesse vários depósitos, sendo que cada um com um código para abertura.

Na prática, quando eu transfiro o Bitcoin para uma pessoa, eu estou tirando o ouro do meu depósito e colocando no depósito da pessoa no meu computador de forma que eu não consiga mais enxergar, os famosos mineradores são responsáveis por registrar estas transações, garantir sua integridade e ganhar alguns satoshis (centavos de Bitcoin) por isso, quem nunca ouviu falar em minerar Bitcoin?

Neste caso, ele cobra uma taxa de administração que o banco cobra para realizar as transações.

O que é mais interessante sobre isso é ter um sistema descentralizado, seguro e que possui um ecossistema de computadores no mundo inteiro, replicando suas informações de forma íntegra e segura.

Hoje o Bitcoin pode ser trocado por dolar, real, euro, etc. Você precisa apenar ter uma carteira de Bitcoin e transferir para a Exchange que realiza a troca da moeda.

Agora para finalizar, a famosa mina de ouro se chama Blockchain, em outra analogia podemos dizer que é um livro caixa registrando todas as transações realizadas no ecossistema, que por sua vez é responsável por replicar as informações do livro-caixa. As grandes empresas estão de olho para utilizar esta tecnologia porque podem evitar fraude, lavagem de dinheiro, garantir identidade entre outros.

É óbvio que tem muito mais que isso, hoje já possuem as bolsas de valores de moedas virtuais, não vou entrar neste assunto agora, talvez em um segundo momento.

Obrigado pela a atenção de todos e espero ter gostado. Qualquer dúvida estou à disposição!

No Comments

Post A Comment